Apenas três de cada dez empresas estão adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segundo recente pesquisa da Capterra. A norma pretende oferecer privacidade e segurança quanto aos dados internos da empresa, funcionários, clientes e fornecedores. “Isso aumenta a confiança do mercado, podendo atrair mais negócios”, ressalta a sócia-gestora do Queiroz Cavalcanti Advocacia, Gabriela Figueiras.
Para ela, o levantamento mostra que ainda é longo o caminho para as empresas se ajustarem à legislação, já em vigor desde 2018. Mas empresas como Grupo Moura, North Way Shopping, ACLF Empreendimentos e Rosa Master já estão fazendo esse dever de casa. Adotaram novos processos e rotinas, mais tecnologia, além de preparação de equipes. Na opinião de Gabriela, mais que um diferencial competitivo, a adequação é uma exigência para a continuidade dos negócios. Tanto para clientes quanto parceiros comerciais e fornecedores, que passam a exigir a adequação como um dos requisitos para a contratação.
Pesquisa com consumidores
Conforme a advogada e mestre em Direito Empresarial, a pesquisa também coletou dados dos consumidores, apontando que seis em cada dez entrevistados se consideravam mais preocupados com o tema em 2021 do que em 2020. E desde que a Lei entrou em vigor, 71% das empresas entrevistadas passaram a receber mais questionamentos dos clientes sobre o tratamento de seus dados pessoais. A expectativa dela é que, este ano, seja consolida a adequação das empresas e haja aprofundamento das regulamentações por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, com o início do seu primeiro ciclo de monitoramento e fiscalização em janeiro deste ano.
Matéria publicada na revista Algo Mais